Avicultura: o que é? Qual a importância da produção avícola?

Avicultura: o que é? e qual sua importância?

Avicultura: o que é? Qual a importância da produção avícola? | Avicultura Blog

Quando e como iniciou a avicultura no Brasil?

Mesmo que bastante diferente do que encontramos nos dias de hoje, a avicultura no território brsileiro teve seu início em 1.503, quando o navegador portugues Gonçalo Coelho chegou ao Rio de Janeiro, trazendo naquele momento matrizes de aves. No entanto, a produção de maneira comercial teve seu início apenas na década de 1960, no estado de Minas Gerais.

Naquela época os animais eram criados soltos a campo, o período para atingirem o peso para o abate, por volta de 2,5 kg era em média de seis meses. Para fins de comparação, hoje os frangos de corte são abatidos em cerca de 40 dias de idade, com peso médio por volta de 2,8 quilos.

Naquela época os animais eram criados soltos a campo, o período para atingirem o peso para o abate, por volta de 2,5 kg era em média de seis meses. Para fins de comparação, hoje os frangos de corte são abatidos em cerca de 40 dias de idade, com peso médio por volta de 2,8 quilos.

Em 2021, o Brasil ocupa a terceira posição na produção de carne de frango e é o maior exportador da commodity no planeta. Estes números são capazes de serem alcançados por alguns fatores, principalmente pela disponibilidade de território para a produção de grãos base da alimentação dos animais, a modernização e organização do setor no chamado sistema de integração vertical e a posição de único país entre os grandes produtores que é livre das principais doenças avícolas, como Influenza Aviária e doença de Newcastle. 

Qual a importância da Avicultura para economia Brasileira?

O Brasil atualmente ocupa a terceira posição na produção mundial de carne de frango, e a muitos anos é o maior exportador desta mercadoria, tendo como principais destinos da produção são a Ásia, África e União Europeia. O maior produtor de carne de frango no Brasil é o Paraná, responsável por cerca de 35% de toda a carne de frango produzida no Brasil.

Já a produção de ovos brasileira ao longo de 2020 chegou aos 47,2 bilhões de unidades, 1,5% maior comparado ao ano anterior.

A avicultura foi uma das atividades que mais gerou emprego ao longo de 2020, foram 5.993 vagas geradas segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), e compilados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Afinal, o que é Avicultura?

A avicultura é a criação de aves visando a produção de alimentos, principalmente carne e ovos. O frango se destaca entre as principais espécies criadas, porém também se estende a perus, patos, gansos, codornas e avestruzes. Esta atividade se divide em áreas, entre as principais estão a Avicultura de corte e postura.

Esta divisão foi necessária após a percepção de que animais com a chamada “dupla aptidão”, ou seja, a destinação do mesmo animal para a produção de ovos e de carne, apresenta piores resultados em produtividade comparado com aquele especializado em apenas uma das etapas, hoje existem linhagens selecionadas para cada área específica. Conheça mais sobre as duas principais abaixo.

Avicultura de corte

A Avicultura de corte é a área destinada à criação de aves até que atinja o seu peso de abate. Posteriormente a carne é processada e comercializada, atualmente é uma das atividades da agropecuária que apresenta maior organização e desenvolvimento tecnológico, desde a seleção do material genético, até a chegada à mesa do consumidor final.

Em cerca de 40 dias, um lote de aves já está pronto para ser comercializado, diferentemente do início da atividade no Brasil, onde o tempo médio era de seis meses.

Este dinamismo da atividade se deve especialmente pelos avanços em genética, nutrição, ambiência e sanidade, além da modernização dos modelos de criação e técnicas de manejo.

Avicultura de postura

Já a Avicultura de postura é a atividade de criação de aves visando a obtenção de ovos, onde as aves são geralmente conhecidas como poedeiras. A produção destes ovos pode ser visando o consumo ou a reprodução.

A diferença entre eles é que os ovos para reprodução são aqueles onde é necessitaria a presença do galo (macho), ou seja, existe a necessidade da cópula para que estes ovos sejam fertilizados “galados”, diferente daqueles destinados para consumo, onde a presença do macho é dispensada.

A avicultura é nossa paixão!

Este foi apenas um breve resumo entre muitos outros assuntos bacanas dentro da avicultura.  E se você quer conhecer mais sobre esta atividade tão importante, aqui no Avicultura Blog você encontra os mais diversos conteúdos sobre a produção avícola. Contamos com uma equipe dedicada, responsável por entregar conteúdos de qualidade, revisados por especialistas na área e que tem o objetivo de manter você por dentro de todas as novidades quando o assunto é avicultura no Brasil e pelo mundo.

Para não perder nenhum conteúdo nos siga nas redes sociais e compartilhe com seus amigos, vamos juntos desenvolver ainda mais a avicultura brasileira pois a avicultura é nossa paixão!

FONTES DE PESQUISA: Fonte1 | Fonte2 | Fonte3 | Fonte4 | Fonte5 | Fonte6

Comentários: