Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Paraná: O maior produtor e exportador de carne de frango no Brasil!

O agronegócio brasileiro como todos sabemos tem sua força consolidada e participação na alimentação de milhões de pessoas por todo o mundo. Um dos principais produtos exportados é a carne de frango e o destaque desta produção é o estado do Paraná. Neste artigo trazemos para você alguns dos números que justificam a posição deste estado entre os gigantes do agronegócio nacional, gerando emprego e garantindo alimento de qualidade para milhões de pessoas por todo o planeta.

Mesmo em um momento complicado como o que estamos vivendo em decorrência da pandemia da COVID-19, o Paraná mantém sua produção com números que representam boa parte de toda a produção nacional, atualmente mais de 35% de toda a produção nacional de carne e frango é produzida em solo paranaense.

O Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná) divulgou na metade do mês de janeiro os números referentes à produção e exportação de carne de frango no estado do Paraná em 2020. Ao todo, 1,95 bilhão de aves foram abatidas no estado durante este período.

Números consolidados

O setor apresentou crescimento nos índices de produção e exportação de frango em 2020. Ao todo, 1,95 bilhão de aves foram abatidas no estado, segundo dados do Sindiavipar. O número é 4,5% superior à produção de 2019, quando 1,87 bilhão de aves foram abatidas.

O presidente do Sindiavipar, Irineo da Costa Rodrigues, destaca que o principal problema enfrentado mundialmente no ano passado foi a pandemia, que exigiu adaptações e investimentos. Entretanto, foi preciso também a compreensão, de alguns segmentos da sociedade, de que a área de alimentos era tão importante quanto a da saúde, e que não poderia parar. “O setor de alimentos do Brasil provou que é possível se adaptar e manter a produção em condições saudáveis. Sempre tivemos um rigor muito alto com a higienização, antes mesmo do surgimento da pandemia”, explica. Rodrigues ainda reforça que um dos pilares da força do segmento continua sendo a sanidade.

Forte também nas exportações

Embarcando seu produto para mais de 160 países, a avicultura paranaense também apresentou alta na exportação em 2020, mantendo-se como maior produtora e exportadora de carne de frango no país. De acordo com o portal Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, no Paraná, 1,64 milhão de toneladas foram enviadas ao exterior, o que representa 33,68% do total produzido no estado. Comparado com 2019, quando 1,58 milhão de toneladas foram exportadas, o aumento nos embarques foi de 4,2%. Com estes números, o Paraná foi responsável por 39,62% de todos os embarques de produtos avícolas feitos pelo Brasil.

Ainda segundo o Comex Stat, os principais compradores da carne de frango paranaense foram: China (354,8 mil toneladas), África do Sul (139,9 mil toneladas), Emirados Árabes (118,5 mil toneladas), Japão (114,3 mil toneladas) e Arábia Saudita (92,9 mil toneladas). O total das exportações resultou em uma receita de US $2.319.783.641, valor 9,6% menor que o de 2019.

Condições favoráveis para produzir

O Brasil possui características bastante importantes que permitem a todo o seu sucesso quando o assunto é produção de alimentos. Características como: clima, disponibilidade de território e sanidade são algumas das condições que o estado também possui que o estado do Paraná também possui. Nós tratamos mais detalhadamente deste assunto no artigo: Como o Brasil se tornou um gigante na produção de carne de frango?, você pode conferir clicando aqui.

O estado está localizado em uma região onde é produzida grande parte dos grãos, como soja e milho, as duas principais matérias primas para a produção de ração para carne de frango.

Em setembro de 2020, a atual diretoria do Sindiavipar se reuniu com o governador do estado Carlos Massa Ratinho Junior, o qual ressaltou na oportunidade o potencial que o estado tem na produção de alimentos. “É um setor fundamental para o Estado e temos muito interesse em ampliar a produção, em receber novos investimentos. É uma cadeia que gera milhares de empregos”, afirmou Ratinho Junior. “Queremos ajudar na instalação de novas plantas e no acesso ao crédito”.

“Somos parceiros do agronegócio. É uma vocação do Estado. A produção de alimentos terá papel fundamental na economia do futuro e precisamos de uma cadeia cada vez mais forte em todos os segmentos”, acrescentou o governador.

Localizado dentro do celeiro do mundo!

Como já tratamos anteriormente, o Brasil apresenta todas as condições favoráveis para que estados como o Paraná, possa demonstrar todo o seu potencial na produção de alimentos, Outros estados principalmente do Centro Oeste do Brasil nos últimos anos também estão mostrando sua força na produção de carne de frango e ajudando a fortalecer ainda mais o setor e expandindo a cadeia avícola para outras regiões pelo Brasil.

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião nos comentários, nos acompanhe em nossas redes sociais, interaja em nossas publicações e nos conte o que você quer ver aqui no Avicultura Blog!

Vamos juntos ajudar cada vez mais no fortalecimento da avicultura Brasileira pois a Avicultura é nossa paixão!

Comentários: