Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Estudo avalia o aumento na concentração de selênio em ovos de aves suplementadas com Yes-Minerals Selênio 5.000

A Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, realizou um experimento em escala industrial em uma granja comercial de galinhas poedeiras, no estado de Goiás, no período entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. O ensaio teve como objetivo, avaliar o teor de selênio (Se) depositado em ovos de galinhas poedeiras suplementadas com Yes-Minerals Selênio 5.000, durante um período de 60 dias.

Foram avaliadas 40 mil poedeiras da linhagem Lohmann White com idade inicial de 48 semanas. As aves foram subdivididas em dois lotes, com 20 mil aves cada, de acordo com o seguinte protocolo:

  • T1 – Controle;
  • T2 – Yes-Minerals Selênio 5.000 (300g/ton).

Ao 30º e 60º dias experimentais, amostras de ovos de cada tratamento foram coletadas, acondicionadas e foram encaminhadas para o Laboratório de P&D da Yes em Lucélia/SP, para a etapa de secagem e liofilização. As amostras liofilizadas foram enviadas ao Lachem – Laboratório de Análises Químicas da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/RS) para a quantificação do teor de selênio.

Os minerais orgânicos são apresentados como elementos de maior biodisponibilidade relativa quando comparados a fontes inorgânicas, ou seja, possibilitam maior absorção e são melhor utilizados pelos animais, sendo depositados nos tecidos para serem usados quando necessário. Pesquisas comprovam que indivíduos que consomem mais selênio apresentam reduzido risco de infarto, mal de Alzheimer e tem menor probabilidade de câncer.

Resultados com 30 dias

Com 30 dias de suplementação, os ovos das aves não suplementadas com selênio estavam com 0,9 mg de selênio por quilo de ovo; já o teor de selênio em ovos de poedeiras alimentadas com Yes-Minerals Selênio 5.000, foi de 1,02 mg/kg. Ou seja, 13% a mais de selênio foram depositados nos ovos.

Resultado aos 60 dias

Com 60 dias, o grupo controle – ovos de aves não suplementadas com selênio – estavam com 0,54 mg/kg de Se. já os ovos de poedeiras alimentadas com Yes-Minerals Selênio 5.000 apresentavam 1,23mg/kg de Se. Um resultado de 100% a mais de deposição de Se com a solução Yes.

Conclusões

  • É possível aumentar o teor de selênio nos ovos de poedeiras suplementadas com a fonte orgânica do mineral;
  • Aves suplementadas com o Yes-Minerals Selênio 5.000 produziram ovos com maior teor de selênio, com um incremento, aos 60 dias de suplementação, superior a 100% quando comparado aos ovos das aves sem a inclusão do mineral orgânico.

Sobre a Yes

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, blends e derivados de leveduras com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Narandiba/SP, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP, outro em Cascavel/PR além da abertura, em 2020, de um novo CD localizado no México. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 40 países, estando presente na América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários:

Marcações: