Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Saiba como prevenir a Bronquite Infecciosa Aviária e evitar perdas produtivas

Profissionais da MSD Saúde Animal orientam sobre o tema, inclusive em palestra técnica durante reconhecido evento do setor

Doenças respiratórias em aves são comuns, no entanto, causam prejuízos no desempenho zootécnico e, consequentemente, prejuízos econômicos significativos. Por isso, é preciso agir para reduzir a incidência dessas enfermidades. A bronquite infecciosa aviária, por exemplo, afeta frangos de corte, matrizes e poedeiras e é altamente contagiosa. 

Durante surtos dessa doença, a saúde dos frangos fica comprometida: as aves desidratam, perdem peso e o índice de mortalidade tende a aumentar. Em poedeiras comerciais e matrizes, é comum que haja uma queda drástica na produção e qualidade de ovos, reduzindo o número de pintinhos nascidos.

Segundo o médico-veterinário Gustavo Costa, gerente de produto da unidade de Avicultura da MSD Saúde Animal, a manifestação dos sintomas depende da idade, das condições imunológicas da ave e do ambiente, mas, de modo geral, provoca sinais como fluidos nos olhos e nas narinas, respiração difícil e com ruídos, diarreia e apatia. “Essas situações causam queda da performance reprodutiva, e isso precisa ser evitado. Para que se alcance um bom status sanitário, é fundamental tomar cuidado com o ambiente e o manejo dos animais em todas as etapas da produção de frango. Doenças que afetam o sistema respiratório desencadeiam processos inflamatórios e infecciosos que podem ser fatais”, afirma.

Para garantir a saúde dos animais é necessário seguir adequadas medidas de biosseguridade e cumprir o protocolo de vacinação para aves de todas as idades. Gustavo ainda ressalta que não existe um tratamento específico para recuperar aves com doenças respiratórias, o que reforça a necessidade de ter uma política de prevenção. “Doenças respiratórias em aves são prejudiciais não apenas para o bem-estar dos animais, como também para o bom funcionamento da produção. É imprescindível seguir medidas que zelem pela saúde dos animais, dos funcionários e pela manutenção do ambiente”, diz o profissional.

As principais medidas de biosseguridade incluem um bom protocolo de vacinação, limpeza e desinfecção das instalações e educação continuada para todas as pessoas envolvidas no processo produtivo dos animais. Já entre as vacinas disponíveis no mercado contra a doença estão a NOBILIS® RT+IBMULTI+G+ND e NOBILIS® RT+IBMULTI+ND+EDS, que também atuam contra Rinotraqueíte Aviária, Doença de Newcastle, Doença de Gumboro e Síndrome da Queda de Postura, e a NOBILIS® IB MA5, com a tecnologia Sphereon, uma alternativa revolucionária às vacinas envasadas em frascos de vidro ou blister.

Com a tecnologia sustentável de Sphereon, a vacina é armazenada em cups de alumínio leves, fáceis de abrir, recicláveis e em dosagens convenientes à realidade de cada cliente, garantindo uma imunização eficaz e com mais segurança aos manipuladores. Além disso, por meio dela, a companhia tem um compromisso firmado com a ONG WeForest, que busca desenvolver projetos de reflorestamento em todo mundo. Com as vendas das vacinas desde o seu lançamento, em abril de 2021, já foram plantadas aproximadamente 100 mil árvores em projetos no Brasil, na Índia, na Zâmbia e na Tanzânia.

Bronquite aviária é destaque em eventos

Tamanha a relevância dessa enfermidade na cadeia avícola que ela foi tema de uma palestra conduzida por André Volpe, gerente técnico da unidade de negócio de Avicultura da MSD Saúde Animal, durante o Avicultor Mais 2023 – frangos, ovos & peixes, o mais importante evento da avicultura em Minas Gerais, realizado nos dias 14 e 15 de junho, em Belo Horizonte.

“Fizemos uma abordagem técnica para reforçar o impacto dessa doença na cadeia avícola e como é possível atuar de maneira preventiva, com foco em bem-estar animal e nos melhores resultados produtivos. Precisamos ter um olhar atento de ponta a ponta do sistema, com medidas eficazes e soluções cada vez mais modernas e tecnológicas”, pontua André.

A enfermidade também estará em destaque pela companhia na 4ª edição da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos (Conbrasul Ovos), que ocorre entre os dias 18 e 20 de junho, em Gramado (RS). Os visitantes ainda terão acesso à tecnologia Sphereon e ao amplo portfólio da unidade.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários: