Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Iniciativa MIRA realiza mapeamento de produtores de ovos de todo o país

Com o objetivo de divulgar os produtores brasileiros de ovos, a iniciativa utiliza ferramentas de geolocalização para criar um banco de dados. O objetivo é oferecer apoio a estes produtores, aproximando-os de empresas, fornecedores e da sociedade como um todo.

A iniciativa MIRA (Mapping, Informing and Raising Awareness) foi criada em 2021 diante da necessidade de conectar as mais diversas instituições e florescer o diálogo entre partes interessadas no avanço da produção de ovos brasileira. Além do mapeamento, pesquisas acadêmicas são fomentadas com a finalidade de fornecer informativos técnicos e simplificados sobre criação de galinhas poedeiras fora de gaiolas.

A iniciativa conta com um site, onde é possível encontrar o mapa com os dados dos produtores, como: endereço, informações sobre a capacidade de produção, além de dados para contato e redes sociais.

Como surgiu a Iniciativa MIRA?

Em 2020, Elsa e Taylison (cofundadores da Iniciativa) perceberam que algo novo precisa ser feito para ajudar tanto os animais quanto as pessoas envolvidas na produção de ovos brasileira. Realizaram então conversas com diversos profissionais para coletar opiniões sobre como ajudar a indústria nacional a acompanhar a demanda do mercado internacional de deixar de utilizar gaiolas. 

“Foram meses de estudos e planejamento intensos, cruzando informações dos mais diversos profissionais, desde pesquisadores, produtores e auditores até representantes da sociedade civil e certificadoras de produtos, chegando aos objetivos da Iniciativa MIRA”, destaca Elsa Helena Barreto – Cofundadora da Iniciativa MIRA.

“Consideramos os três pilares da Iniciativa igualmente importantes, que refletem nossas expectativas a médio e longo prazo: o mapeamento de produtores por georreferenciamento irá continuar e expandir, a produção de informativos técnicos se intensificará, e a conexão dos produtores com os resultados das pesquisas que culminam nos informativos se tornará cada vez mais comum, abrindo diálogo para que possamos fornecer apoio à transição de sistemas de criação no âmbito nacional”, completa.

Para se realizar o cadastro basta acessar www.mira.org.br preencher com seus dados.

Fonte: Redação com informações de Iniciativa MIRA

Comentários: