Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Influenza Aviária: Entenda um pouco mais sobre a doença detectada no Brasil

Alta contagiosidade é a grande característica da doença

A influenza aviária é uma doença altamente contagiosa que afeta aves em todo o mundo e pode ser transmitida para humanos. Essa doença é causada por diferentes subtipos do vírus da gripe aviária, sendo que os alguns subtipos são os mais preocupantes em termos de saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). 

No caso detectado no Brasil, trata-se do subtipo H5N1 em três aves silvestre no litoral do Espírito Santo, considerado de alta patogenicidade.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a infecção ocorre principalmente através do contato com aves infectadas, seus excrementos e superfícies contaminadas. Os sintomas em aves incluem falta de energia, falta de apetite, diminuição da produção de ovos e problemas respiratórios. A doença pode levar à morte das aves em poucos dias em casos graves.

Os produtores de granjas avícolas podem prevenir a influenza aviária em suas aves através de medidas de biossegurança adequadas, como higiene e saneamento apropriados. Além disso, a vacinação também é uma ferramenta importante para prevenir a propagação da doença, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em caso de suspeita de um surto da doença, é fundamental notificar imediatamente as autoridades competentes e implementar medidas de controle, como o abate de aves infectadas e a quarentena de áreas afetadas. De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), a influenza aviária tem implicações significativas para a segurança alimentar e pode afetar a produção de alimentos, por isso é importante que os produtores de granjas avícolas estejam cientes dos riscos e tomem medidas preventivas para evitar a disseminação da doença.

Primeiro caso de alta patogenicidade no Brasil

Confira na íntegra a nota divulgada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), após a confirmação do caso por parte do Ministério da Agricultura.

São Paulo, 15 de maio de 2023 – Após confirmação oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre existência de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves marinhas migratórias no Brasil, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que a entidade e todo o setor produtivo, juntamente com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) seguem mobilizados para o monitoramento da situação identificada no Espírito Santo, por meio do comitê de crise denominado Grupo Especial de Prevenção à Influenza Aviária (GEPIA).

É importante reiterar que a situação foi registrada em duas aves marinhas migratórias, e  não ocorreu dentro do sistema industrial brasileiro, que segue os mais rígidos protocolos de biosseguridade. Por isso, não há qualquer mudança em relação ao abastecimento interno de produtos. 

Também não são esperadas mudanças no fluxo de comércio internacional de produtos brasileiros, tendo como princípio as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Por fim, a ABPA ressalta que é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos, segundo informações cientificamente respaldadas pela OMSA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.

Fonte: ABPA

Comentários: