Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

FACTA WPSA 2022 analisa os riscos atuais da Salmonella para a indústria avícola e para a saúde pública

A resistência aos antibióticos e seu impacto na saúde humana são fatores que serão analisados pela Professora da Universidade do Mississipi Martha Pulido.

   Na próxima semana, nos dias 11 e 12 de maio, será realizada no Expo D. Pedro, em Campinas (SP), a 39ª edição da Conferência FACTA WPSA-Brasil 2022. O evento, que traz como tema “Avicultura, o futuro é agora”, abrirá espaço para o debate sobre os riscos atuais da Salmonella na avicultura.

A professora do College of Veterinary Medicine da Universidade Estadual do Mississippi Martha Pulido Landinez apresentará a palestra “Salmonella em granjas avícolas: o que pode ser feito hoje para evitar desafios futuros?”

Entre os desafios atuais para a produção avícola, a presença de Salmonella em aves comerciais implica em alto risco em termos de saúde pública. Não só pela presença da própria bactéria, mas também pela sua resistência aos antibióticos.

Martha Pulido explica que essa última característica das bactérias presentes nos ambientes avícolas levou a indústria avícola mundial a repensar sua forma de trabalhar, principalmente no que diz respeito a ter produções livres de antibióticos. “A partir do momento em que as empresas decidem produzir sob “zero antibióticos” (eliminando, por exemplo, os chamados melhoradores de desempenho produtivo – “promotores de crescimento”), mudanças relacionadas à exacerbação de bactérias presentes em aves e ambientes começam a ver efeitos que antes não eram evidentes”, diz.

No caso específico da Salmonella, Martha conta que os surtos de doença grave e mortalidade começaram a ser observados em frangos entre 1 e 2 semanas de idade, especialmente com o sorotipo Enteritidis. “Além disso, evidenciou-se o surgimento de sorotipos que antes não eram considerados importantes ou que não eram identificados com frequência. Dois exemplos que podem ser citados são o sorotipo Infantis, atualmente altamente prevalente em todo o mundo; e o sorotipo Minnesota, que ganhou grande importância nos últimos anos no Brasil”, afirma.

A presença de Salmonella deve ser vista como um problema em toda a cadeia de fornecimento de carne de frango e ovos. “Seu controle na produção primária é crucial! Foi-se o tempo em que pensávamos que a responsabilidade de reduzir a presença de Salmonella na carne de frango dependia apenas da planta de processamento. Hoje sabemos que cada setor de integração vertical deve desenvolver suas intervenções para o controle de Salmonella considerando que todas as ações que forem implementadas beneficiarão todos os setores subsequentes”, diz.

Para esta edição da Conferência FACTA WPSA-Brasil 2022, a entidade espera receber mais de 400 congressistas presencialmente e algumas centenas de forma on-line que poderão se inteirar de forma vasta sobre o tema Environmental, Social and Governance (ESG), além de ampliar seus conhecimentos acerca da atual situação e projeções para o mercado de grãos; disponibilidade de energia elétrica; apresentação de um modelo de contenção para surto de doenças exóticas tipo Anemia Aviária, NewCastle e Gumboro; tendências e mudanças de tipo de produtos avícolas oferecidos ao mercado pós-pandemia; qualificação da mão de obra no uso de sistemas informatizados de coleta de dados e automação dos galpões, entre outros.

A programação do evento e os temas definidos estão no site https://conferenciafacta2022.casarn.com.br/

Fonte: Assessoria de imprensa.

Comentários: