Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Evonik destaca tecnologia inovadora para melhor desempenho na avicultura

Empresa aborda revolução tecnológica na avicultura com ferramenta capaz de auxiliar a empresa produtora de frangos de corte a otimizar seu planejamento de abate dos animais de forma dinâmica e focada em suas metas específicas de abate de acordo com as oportunidades mais rentáveis do mercado, entre outras informações, de 5 a 7 de abril, durante o 22º Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA).

A gestão de dados e o monitoramento do desempenho na avicultura podem ser ferramentas estratégicas do produtor neste momento de pressão dos custos em função das cotações recordes dos grãos, principais insumos de produção, defende o zootecnista e gerente Sênior de Marketing da Evonik na América Latina, Rodrigo Galli. “Monitorar, predizer e planejar a produção de aves, gerenciando de forma eficiente e dinâmica, os dados de desempenho animal é a chave para a tomada de decisões estratégicas para otimizar os resultados financeiros das empresas produtoras de aves, o que ganha peso ainda maior diante do cenário atual desafiador”, destacou.

Na próxima semana, ele vai destacar, durante o 22º Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), em Chapecó, SC, uma ferramenta de gestão inteligente que permite ao integrador avaliar o banco de dados da produção de aves associado com dados coletados em tempo real para projetar o futuro do lote de frangos, matrizes ou poedeiras leves em produção. Esta tecnologia auxilia o integrador a otimizar seu processo de abate com base em suas metas definidas de acordo com as oportunidades mais rentáveis do mercado (exemplo: frangos leves, pesados, orgânicos, etc). Além disso, o módulo de gestão de dados de desempenho auxilia, tanto o avicultor quanto a integração a gerenciar riscos de queda no desempenho doa animais devido a doenças, falhas de equipamentos, problemas de manejo, consumo de ração, ambiência e outros parâmetros que possam ser monitorados pela empresa. O resultado é a possibilidade de se tomar medidas corretivas em tempo quase real, evitando perdas significativas na lucratividade do negócio.

“O Porphyrio é um software em nuvem desenvolvido pela Evonik, com tecnologia Big Data, bioestatísticas e algoritmos. Ele tem alarmes que preveem o lote ideal a ser abatido com base nas metas de abate, e as informações são atualizadas pelo sistema em tempo quase real. É a revolução 4.0 chegando na avicultura, e o grande valor deste serviço é permitir ao avicultor ver o problema e agir sobre ele antes dele trazer perdas financeiras”.

Produção Animal de Precisão
Galli defende uma abordagem holística e estratégica para a produção animal de precisão. “Esta visão inclui saúde, nutrição, ambiência e todos os fatores que envolvem a criação. Precisamos medir os resultados no campo, monitorar potenciais de desafios sanitários para fazer qualquer alteração na formulação da dieta em tempo adequado e atingir o máximo de eficiência através da zootecnia de precisão”, disse o especialista.

Para ele, aumentar as margens da produção é um dos desafios mais urgentes do setor. “A avicultura trabalha com margens bem apertadas, por isso ter um planejamento melhor, de longo prazo e agir rapidamente é essencial. Este negócio tem muitas variações nos preços, o que impacta demais o avicultor e ele precisa minimizar este impacto para estar melhor preparado para estas oscilações”, pontuou o executivo convidando o setor para uma mudança de mindset. “As mudanças vão continuar a acontecer e será cada vez mais rápido na medida em que novas tecnologias forem desenvolvidas. Assim, quem começar na frente vai se destacar. A revolução tecnológica caminha para o monitoramento da produção em tempo real e um grande desafio, além de acompanhar a tecnologia, é preparar os nossos profissionais para tomar decisões que acompanhem essa velocidade, é o que podemos chamar de “Zootecnia de Decisão” termo muito utilizado pelo professor Iran de Oliveira da Esalq”, encerrou Galli.  

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários: