Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Evonik defende saúde intestinal para melhor performance das aves no SBSA, em Chapecó

ScreenFloX® Ecobiol® são produtos essenciais para a manutenção da saúde e do desempenho produtivo eficiente das Aves. Esses produtos auxiliam o produtor de ovos ou carne a melhorar a qualidade dos ovos (ovos mais limpos), o desempenho dos frangos de corte (aves mais saudáveis) e a gestão da granja, ou integração, através da monitoria precoce de patógenos e melhoria do equilíbrio da microflora intestinal. Esses serão alguns dos destaques da empresa durante o evento que vai de 5 a 7 de abril.

Promover uma boa saúde intestinal das aves é uma estratégia eficiente para melhorar o desempenho no campo, especialmente diante do atual cenário que combina custos elevados com perspectivas de aumentos ainda maiores, defendeu o médico veterinário e gerente de Serviços Técnicos da Evonik, Vinicius Teixeira. “Este quadro de pressão de custos exige que o produtor tenha uma visão mais ampla da nutrição de precisão associada a saúde animal e, quando possível, empregando ferramentas de zootecnia de precisão”, pontuou o especialista.

De acordo com ele, produzir cada vez mais carne de frango e ovos com o menor impacto sobre os custos é um dos desafios mais importantes do avicultor. Neste quadro, uma boa saúde intestinal tem impacto direto na saúde geral das aves e em melhor absorção de nutrientes com melhor aproveitamento da ração. “Ela ainda contribui para o desenvolvimento uniforme dos lotes, tanto de aves de corte quanto de reprodutoras, uma vez que mantém a microbiota intestinal mais equilibrada e estável com sua ação de controle de patógenos”, explica Teixeira destacando o uso de probióticos como ferramenta para promover uma melhor saúde intestinal e alternativa em uma indústria de proteína animal que vem trabalhando com uso cada vez mais restrito de antimicrobianos promotores de crescimento. Além disso, segundo ele, uma melhor utilização dos nutrientes pela ave reduz a excreção de nitrogênio oriundo do desbalanço de aminoácidos, diminuindo assim o impacto ambiental.       

Melhor performance na produção

O especialista salienta que estudos conduzidos pela companhia mostram que uma estratégia nutricional com uso de Ecobiol, um probiótico de cepa única definida, Bacillus amyloliquefaciens CECT 5940, mostrou melhor desempenho zootécnico do plantel, além de ser eficaz no combate a patógenos, como Clostridium perfringensEscherichia coli e salmonelas entéricas, por exemplo.

“Essa cepa tem crescimento mais rápido na comparação com outros probióticos, desta forma seus metabólitos são produzidos e começam a inibir os patógenos alvo de forma mais precoce”. Outro benefício apontado pelo estudo mostra boa compatibilidade com outras ferramentas, como ácidos orgânicos, fitoterápicos, óleos essenciais e antimicrobianos promotores de crescimento, pontua Teixeira antecipando que esta estratégia deve ganhar um aliado de peso ainda neste ano.

Uma ferramenta tecnológica para monitoria de patógenos na avicultura, o ScreenFloX® chegará em breve ao mercado para prever precocemente possíveis desafios sanitários e ajudar o produtor a tomar decisões mais rápidas e assertivas, antes que este desafio se converta em prejuízos. “É um serviço contínuo de monitoria de patógenos intestinais”. A Evonik vai trabalhar estes resultados com algoritmos inteligentes que trarão insights e alertas de forma digital sobre os riscos destes patógenos na produção via web e App.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários: