Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Todas as categorias:

Cobb-Vantress debate estratégias para melhorar a eficiência de matrizes

Especialistas da Cobb debatem manejo para melhor desempenho de matrizes avícolas, desde o incubatório até a criação.

  Melhorar a eficiência produtiva de matrizes com estratégias específicas, desde a incubação até a criação, foi debatida pela Cobb-Vantress em workshop realizado para a equipe de profissionais da Pluma, em Foz do Iguaçu. O médico veterinário e gerente Regional da Cobb-Vantress no Paraná, Lucas Schneider, enfatiza a importância da discussão. “O processo de criação de matrizes é complexo, técnico e depende de um conjunto de fatores muito bem alinhados, pois o manejo é o carro-chefe para atingir melhores resultados”, expõe, ao lembrar que o manejo do dia a dia inclui um conjunto de fatores, como nutrição, sanidade, manejo, ambiência e genética, além de técnicas aplicadas para ter um produto de qualidade elevada.

  Schneider falou no Workshop sobre “Estratégias para melhorar a uniformidade dos lotes de matrizes durante a fase do crescimento” e “Manejo de machos para alta fertilidade”. Ele lembrou que matrizes e incubatórios são duas áreas muito ligadas e por isso é muito importante discutir para entendimento maior. “O trabalho na granja não termina na granja já que o produto vai para o cliente, que é o incubatório. Por isso são duas áreas intimamente ligadas e o resultado de uma depende da outra”, explica. Da mesma forma, enfatiza o especialista, o trabalho iniciado na recria das aves com relação a uniformidade de carcaças e tamanho de fêmeas reflete diretamente no tamanho dos ovos, que por sua vez impacta diretamente no resultado da eclodibilidade dos incubatórios e na qualidade de ovos. “Ovos de melhor qualidade tem potencial de maior eclosão no incubatório”, justifica.

  Há ainda vários outros aspectos que estão interligados e podem refletir em eficiência produtiva na ponta do processo. “O trabalho realizado na granja só termina quando o pintinho chega ao produtor de maneira eficiente e com potencial de resultados positivos. A construção de uma ave saudável e com condição de gerar uma progênie eficiente engloba incubatório e matrizes. Daí a importância de discutir o assunto em um evento como este promovido pela Pluma”, conclui Lucas Schneider. Além de Schneider, outros profissionais apresentaram temas no Workshop de Matrizes Pluma, como é o caso do gerente Sênior e especialista em Incubação da Cobb-Vantress na América do Sul, Guilherme Seelent; do especialista Mundial em Nutrição da Cobb-Vantress, Vitor Hugo Brandalize; do gerente Regional da Cobb-Vantress em Minas Gerais e Goiás, Heleno Bolzan; do gerente Regional da Cobb-Vantress em São Paulo, André Murcio e do especialista Mundial da Cobb-Vantress, Tommy Lively.  

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários: