Pular para o conteúdo

Avicultura Blog

Todas as categorias:

Cobb-Vantress aborda aspectos construtivos de granjas para melhor desempenho das aves

Médico veterinário e Especialista em Frango de Corte e Ambiência da Cobb-Vantress na América do Sul, José Luís Januário, defende maior conforto para as aves alojadas para ter melhor controle de eficiência energética e econômica.

Enfatizar o impacto do conforto térmico na eficiência produtiva das aves e como esse índice pode ser potencializado a partir da observação de boas práticas construtivas e equipamentos de qualidade bem manejados foi o objetivo de uma apresentação realizada pelo médico veterinário e Especialista em Frango de Corte e Ambiência da Cobb-Vantress na América do Sul, José Luís Januário.

De acordo com ele, as mudanças climáticas, variações e amplitudes térmicas, nos desafiam a construir granjas mais isoladas e bem vedadas, com equipamentos capazes de auxiliar no controle de ventilação. Ele expõe a necessidade de utilizar cortinas duplas na lateral e frente, ou paredes de material isolante como PIR, PUR, bem como forros com cortina e material isolante de lã de vidro ou lã de rocha.

O especialista ressalta, ainda, que a boa vedação também é imprescindível para trabalhar bem a entrada de ar nas granjas e ajudar no controle e isolação das intempéries climáticas, seja no inverno ou verão. Conforme ele, é necessário que as granjas disponham de aquecimento eficiente, adequado e com disponibilidade fácil para atender a necessidade dos pintinhos. “Muitas vezes subestimamos o frio a que somos submetidos na América do Sul”, destaca.

Outro investimento importante no quesito conforto térmico, menciona Januário, é em ventiladores e exaustores adequados a realidade de cada granja. O correto dimensionamento dos equipamentos no espaço vai ajudar as aves no processo de perda de calor corpóreo, fazendo com que a temperatura corporal seja reduzida por convecção. “E, se for preciso promover a perda de calor por evaporação do ar do sistema respiratório das aves, que seja de forma efetiva”, destaca.

Mais um aspecto importante a ser observado, diz o médico veterinário, é a utilização de equipamentos e estruturas corretas como placas evaporativas e nebulizadores para o controle eficiente de resfriamento adiabático evaporativo. O que não se pode perder de vista, afirma Januário, é que construir e equipar corretamente as granjas ajudam a garantir maior conforto para as aves alojadas e garantem um melhor controle de eficiência energética e econômica.

“Consequentemente, teremos melhor performance produtiva das aves e um controle efetivo dos custos de produção”, conclui o especialista da Cobb-Vantress, durante a apresentação “Aspectos construtivos e equipamentos para granjas de frango de corte”, no Simpósio de Atualização em Avicultura realizado online pela Facta.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários: