Cepea: Confira como irão se comportar os valores do animal vivo, cortes e ovos em 2022

De acordo com o material divulgado, o custo de produção seguirá sendo o principal desafio neste ano que se inicia.

Nesta sexta, (7), foi divulgado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), as perspectivas para os principais produtos agropecuários durante este ano. O custo de produção seguirá sendo o principal desafio neste ano que se inicia.

Segundo dados divulgados, deverá ocorrer a manutenção dos preços que haviam sido encontrados nos últimos meses para o animal vivo e também para os cortes. Já referentes aos ovos, o cenário se apresenta favorável para o consumo.

Confira abaixo as perspectivas divulgadas pelo centro de pesquisa:

Frango

Cepea – Do animal vivo aos cortes, os preços do frango devem continuar firmes em 2022, tendo como suporte a provável manutenção do ritmo aquecido das vendas da carne aos mercados doméstico e externo. Além disso, os custos de produção, sobretudo os relacionados à alimentação (milho e farelo de soja), devem continuar altos em 2022, o que, por sua vez, tende a ser repassado aos valores de venda do animal vivo e, consequentemente, da proteína.

Ovos

Cepea – Em 2022, o mercado de ovos deve seguir contando com o cenário favorável para o consumo. Com o crescimento lento da economia, de apenas 0,36% para o PIB, conforme estimativas do Banco Central (divulgado em 03 de janeiro de 2022), o poder de compra do brasileiro ainda não deve apresentar recuperação significativa, o que favorece a busca do consumidor pelo ovo – que é uma opção de proteína mais em conta. Por outro lado, o custo de produção também tende a se manter elevado, pressionando as margens da atividade.

Fonte: CEPEA

Comentários: