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Avicultura Blog

ABPA destaca números positivos no Dia Mundial do Frango 

Conheça mais sobre a proteína animal mais consumida pelas famílias brasileiras

Dia Mundial do Frango, celebrado hoje (10/05), foi lançado pelo International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura internacional, para promover e destacar a cadeia produtiva. A data é celebrada há mais de uma década por todos os países membros do IPC, que reúne a avicultura em nível internacional. Confira, a seguir, algumas informações sobre a produção e o consumo do frango.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Ano passado, 4,8 milhões de toneladas do alimento foram exportadas para mais de 150 países, gerando receita de US$ 9,7 milhões. As exportações brasileiras de carne de frango, correspondem a cerca de 33,2% do total produzido.

E por falar em produção, recentemente, o Brasil assumiu o posto de segundo maior produtor mundial de carne de frango. Ano passado, foram mais de 14,5 mil toneladas produzidas. É muita proteína na mesa dos brasileiros. Afinal, do total produzido, 66,8% são destinados ao mercado interno.

A avicultura é, ainda, um dos motores de emprego e renda para o País – inclusive nas regiões afastadas dos grandes centros. As etapas de produção de carne de frango envolvem cerca de 4 milhões de trabalhadores diretos e indiretos, o que gera cerca de 500 mil empregos nas agroindústrias, além de 100 mil famílias produzindo nas granjas.

Por ser uma proteína leve, saudável, versátil e acessível a carne de frango ganhou cada vez mais protagonismo na mesa dos brasileiros nos últimos anos. Em 2022, o consumo médio registrou 45,2 kg por habitante. Um aumento expressivo, quando comparado com o consumo registrado em 1986, quando cada brasileiro consumia, em média, 10kg do alimento por ano.

Esta grande evolução no cenário da avicultura está, também, associada à ciência e tecnologia aplicada no modelo avícola brasileiro, que é referência mundial em produtividade.

Antigamente, os frangos precisavam de até 105 dias para atingir o peso para o abate e eram necessários 3,5 kg de ração para cada 1kg de ganho de peso. Hoje, o frango completa o ciclo de crescimento em 40 dias, e consome 1,6kg de ração para cada 1kg de ganho de peso.

O avanço na produtividade de frango se deve a um conjunto de fatores, entre eles a ambiência, a genética e a nutrição. A estrutura das instalações fornece um ambiente controlado, o que proporciona condições ideais para o desenvolvimento das aves, com baixo nível de estresse térmico e ganho de peso. Além disso, avanços em pesquisa genética voltada para ganhos sustentáveis de peso, juntamente com estudos relativos à nutrição animal, foram primordiais. Com isso, o frango é mais produtivo e tem mais saúde.

Agora vamos falar sobre o produto! Você sabia que o Triptofano, encontrado em abundância na carne de aves, desempenha também um papel na produção de melatonina, que ajuda a regular os padrões de sono, da niacina ou vitamina B-3 e nicotinamida também conhecida como vitamina B-6. Veja no quadro, a quantidade de Triptofano que pode ser encontrada em porção de 100g de alguns alimentos.

Além disso, a carne de frango está entre os alimentos mais completos em nutrientes necessários para uma alimentação saudável. São fontes importantes de proteína, aminoácidos essenciais e vitaminas, com baixo teor de gordura. Para se ter uma ideia, em uma porção de 100g de carne de frango, são consumidas 28g de proteína, 9,8mg de vitaminas e apenas 5,8g de gordura. Ou seja, além de saborosa é nutritiva e muito saudável.

Agora que você conhece um pouco mais sobre este importante alimento, nada melhor do que celebrar este dia saboreando um corte de CARNE DE FRANGO.

Fonte: ABPA

Sobre o Avicultura Blog

O Avicultura Blog® é a mídia especializada em avicultura que mais cresce no Brasil e América do Sul em geral, trabalhando na divulgação de conteúdos relevantes  aos reais decisores do setor avícola. É a vitrine ideal para as mais diversas marcas atuantes na cadeia produtiva de carne e ovos, garantindo que os produtos e serviços sejam conectados aos potenciais clientes e parceiros. 

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