Entidade ressalta status de país livre da enfermidade uma vez que a produção comercial não apresenta registros da doença.
Em uma nota divulgada hoje (22), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) expressou seu apoio ao trabalho de monitoramento realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelas secretarias de Agricultura dos Estados em relação aos novos casos de Influenza Aviária em Aves Silvestres no Brasil.
A ABPA destaca que os focos identificados são de aves silvestres e ressalta que o Brasil mantém seu status de país livre da enfermidade reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), uma vez que a produção comercial não apresenta registros da doença.
Além disso, a ABPA enfatiza que os novos casos não devem afetar as exportações brasileiras. Os Ministérios da Agricultura e Pecuária e das Relações Exteriores têm desempenhado um papel fundamental na prestação de esclarecimentos aos países importadores sobre a situação, assegurando a qualidade e segurança dos produtos de origem animal do Brasil.
A associação também destaca que não há riscos para o abastecimento de produtos avícolas e ressalta que todos os órgãos de saúde internacionais afirmam que não há riscos no consumo desses produtos.
Por fim, a ABPA convoca todos os produtores avícolas do Brasil a manterem as práticas de biosseguridade em seus plantéis, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Governo e pelas agroindústrias.
Fonte: ABPA
Comentários: