Segundo caso da doença no Estado foi detectado no município de Pontal do Paraná
Neste domingo (25), o Painel de Casos Confirmados de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – IAAP, confirma o segundo caso da doença no estado do Paraná. Trata-se de uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real (Thalasseus maximus), diagnosticada no sábado (24) no município de Pontal do Paraná, litoral paranaense.
Vale ressaltar que no último sábado (24), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou, por meio de uma nota publicada, a detecção do primeiro caso registrado no Estado.
A infecção pelo vírus da gripe aviária em aves silvestres não afeta o status sanitário do Paraná e do Brasil como livres de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Portanto, não há impacto no comércio internacional de produtos avícolas. Além disso, não há risco associado ao consumo de carne e ovos, uma vez que a doença não é transmitida por meio do consumo.
Até o momento da publicação dessa reportagem, foram confirmados 48 focos da doença no país, sendo que nenhum deles foi diagnosticado na produção comercial do país ou em criações de subsistência.
Para conferir os números atualizados da doença, você pode acessar o painel disponibilizado pelo MAPA em: Investigações de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial ou consultar uma tabela resumida disponível na página inicial do Avicultura Blog®️.
Comentários: